sábado, 5 de novembro de 2016

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA


O que é?

A trombose venosa profunda (TVP) é o desenvolvimento de um trombo (coágulo de sangue) dentro de um vaso sanguíneo venoso com consequente reação inflamatória do vaso, podendo esse trombo determinar obstrução venosa total ou parcial.
A TVP é relativamente comum (50 casos/100.000 habitantes) e é responsável por sequelas de insuficiência venosa crônica: dor nas pernas, edema (inchaço) e úlceras de estase (feridas). Além disso, a TVP é também responsável por outra doença mais grave: a embolia pulmonar.

A principal causa da trombose venosa profunda ou TPV  é a imobilidade prolongada, comum não só nas viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas na mesma posição (por isso, a doença ficou conhecida impropriamente como síndrome da classe econômica), mas também nos casos de permanência no leito em repouso por doenças e depois de cirurgias. Lesões nos vasos e desequilíbrio nos fatores de coagulação do sangue também são responsáveis pela formação de trombos.

Longas viagens aumentam o risco da doença

☝️☝️☝️A panturrilha envia boa parte do sangue de volta ao coração, são cerca de 100ml por minuto. Portanto, quando uma pessoa permanece muito tempo com as pernas para baixo e paradas, o sangue que chega até os pés bombeado pelo coração, encontra um obstáculo para retornar, o que predispõe o risco de formação de trombos. Essa é uma situação rotineira em viagens longas realizadas de ônibus, carro ou avião, onde a mobilidade dentro do transporte fica comprometida. Isso também pode acontecer com profissionais que no seu dia-dia necessitem ficar sentados por muito tempo.

Sintomas

A trombose venosa profunda pode ser absolutamente assintomática. Quando aparecem, podem envolver:

* Edema, dor, calor, rubor (vermelhidão) e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo são os principais sintomas da embolia pulmonar;

* Edema (inchaço), cor mais escura da pele, endurecimento do tecido subcutâneo, eczemas, úlceras são sintomas característicos da síndrome pós-flebítica.

Allan Álvaro Júnior Santos tagliari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

: Como Se Livrar das Dívidas e Recuperar sua Estabilidade Financeira

**Introdução:** - Contextualize a importância de gerenciar dívidas e manter uma situação financeira saudável. - Apresente a promessa de forn...