Ao cair a noite do dia 02 de outubro inicia-se Rosh Hashaná (ano novo judaico), também conhecido na Torá como Yom Teruá. Esta data, além de significar o "aniversário da criação do homem", também significa o início do "julgamento" que dura dez dias, cujo veredito se dá em Yom Kipur (Dia do Perdão), onde não só judeus como gentios e toda criação (anjos, etc) são julgados. Acredita-se que Adam e Chava obteram perdão em 10 de tishrei (Yom Kipur).
Ao entrarmos nos 10 "dias temíveis" (de julgamento), é apropriado que venhamos a refletir sobre nossas ações no decorrer do ano; nos concertando com Hashem e com nosso próximo através do arrependimento e atos de bondade e justiça, que são capazes de anular e/ou atenuar decretos ruins.
Muitos pensam que apenas um pedido de perdão a D'us é o suficiente pra expiar transgressões, só que não. Isso não é o suficiente! Se causamos algum dano a alguém, além de pedir o perdão da própria pessoa em questão, é necessário repararmos este erro de alguma forma. Um exemplo é a situação do "Bezerro de Ouro" (Êxodo 32) , onde toda a congregação se propôs a construir tal monumento idolatra ("Tirai os aros de ouro das orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas e trazei-me a mim") e depois, mesmo recebendo perdão, tiveram que concertar o erro através de toda congregação se empenhado na construção do Mishkan, como é detalhado minuciosamente no relatos da Torá:
"E veio todo homem cujo coração o incitou, e todo aquele cujo espírito o impeliu a isto... E vieram homem e mulheres, todos os doadores de coração, e trouxeram... todo objeto de ouro" -Êxodo 35:20-22.
Segundo o Midrash, a frase "e estas são as coisas" (de Moisés) veio para redimir a afirmação "e estes são teus deuses, Israel" (que o povo disse sobre o bezerro). E veio o ouro doado pelo povo para redimi-lo do ouro do bezerro. (Acredita-se que o perdão para tal pecado também foi concedido em 10 de tishrê).
Então, mãos à obra! É momento de reflexão e conserto, que venhamos a pedir perdão a D'us e às pessoas pelos erros, e também perdoar quem nos causou algum dano, pra que venhamos ter nosso nome escrito no livro da lida e termos um ano lindo e doce como é desejado: Shana Tová
Obs: o livro da vida e livro da morte não implicam necessariamente que todo justo vai viver e todo pecador vai morrer. Um justo, mesmo que morra fisicamente, é chamado de vivo pois seus ensinamentos e exemplos permanecerão influenciando outros após partir deste mundo; o mesmo não pode ser dito dos perversos.
Shaná Tová Umtuká - Feliz 5777
Allan Álvaro Junior Santos Tagliari
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