Estrelas quentes e jovens, e pilares cósmicos de gás e poeira parecem formar uma multidão em NGC 7822. Na extremidade de uma gigantesca nuvem molecular na direção da constelação de Cefeu, no norte, uma brilhante região de formação estelar situa-se a cerca de 3.000 anos-luz. No interior da nebulosa, bordas brilhantes e formas escuras sobressaem nesta colorida paisagem celeste.
A imagem inclui dados de filtros de banda estreita, mapeando emissões de oxigênio hidrogênio e enxofre atômicos em tons de azul, verde e vermelho. A combinação de linhas de emissões e cores tornou-se uma conhecida paleta do Hubble. A emissão atômica é alimentada por radição energética das quentes estrelas centrais.
Seus poderosos ventos e rediação esculpem e erodem das formas de pilares mais densas e abrem uma característica cavidade com anos-luz de diâmetro através do center da nuvem natal.
Estrelas ainda poderiam estar se formando no interior dos pilares por colapso gravitacional, mas à medida que os pilares são erodidos, quaisquer estrelas em formação acabarão sendo privadas de seus reservatórios de matéria estelar. Este campo de visão estende-se por mais de 40 anos-luz à distância estimada de NGC 7822.
Fonte
Allan Álvaro Júnior Santos tagliari
Nenhum comentário:
Postar um comentário